Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Seca pode causar prejuízo de 14 bilhões na safra de soja gaúcha

RS tem mais de 240 municípios em situação de emergência devido a falta de chuvas.

Assessoria/Fecoagro/RS
por  Assessoria/Fecoagro/RS
17/01/2022 07:51 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O setor agrícola gaúcho pode sofrer um prejuízo superior a R$ 19 bilhões, por causa da estiagem que atinge o Rio Grande do Sul. A estimativa é da FecoAgro - Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS. As produções de soja e de milho são as mais afetadas. No caso da soja, a perda da cultura pode chegar a R$ 14 bilhões de reais.

Segundo informações da Defesa Civil do Estado, mais de 240 municípios gaúchos decretaram situação de emergência por causa da falta de chuvas. Pelo menos 60 tiveram essa emergência reconhecida pela União.

Para auxiliar produtores que estão enfrentando perdas, a ministra da agricultura Tereza Cristina afirmou que o ministério está em contato com 15 seguradoras, a fim de ampliar o seguro rural.

Além do Rio Grande do Sul, a ministra visitou, entre quarta (12) e quinta-feira (13), os Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, que também enfrentam estiagem.

Pelo menos até domingo, todo o Estado do Rio Grande do Sul, e partes do Paraná e de Santa Catarina estão em alerta de Perigo por causa da onda de calor.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE