Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Serviços irregulares de TV por assinatura, internet, luz e telefone é a fraude que os brasileiros mais admitem

Levantamento foi realizado pela CNDL e pelo SPC Brasil em parceria com o Sebrae.

O Sul
por  O Sul
03/11/2021 20:36 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um em cada cinco internautas vítimas de fraudes admite que também já praticou algum ato ilícito contra empresas, pessoas ou governo. É o que aponta uma pesquisa realizada em todas as capitais do País pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com o Sebrae. A publicação é do site O Sul.

Foto: Canaltech

Segundo o levantamento divulgado nesta quarta-feira (03), do universo de internautas que sofreram algum tipo de fraude financeira nos últimos 12 meses, 20% – o equivalente a cerca de 3,4 milhões de consumidores – assumem que já praticaram algum ato ilícito para tirar vantagem.

De acordo com a pesquisa, 19% cometeram essas ações contra empresas e pessoas. Entre esses consumidores, a fraude mais comum foi a utilização de serviços de forma irregular – incluindo o uso de “gato” em serviços de TV por assinatura, banda larga, luz e telefone –, citada por 24%.

Em seguida, aparecem a alegação falsa de que determinado produto estava anunciado com um preço menor com o intuito de pagar mais barato (15%) e consumir mercadorias dentro da loja e não pagar pelos produtos (14%).

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, os consumidores devem ter consciência de que a corrupção e comportamentos ilícitos trazem prejuízos a toda a sociedade.

“Todos perdem com a corrupção e com as tentativas de levar vantagens indevidas. Ao cometer um ato ilícito, o consumidor não prejudica somente aquela empresa, mas toda a população que em algum momento será onerada com taxas e serviços mais caros”, afirmou o presidente da CNDL.

Governo

Em relação especificamente ao Poder Público, 9% dos entrevistados admitiram já ter cometido alguma fraude para levar vantagens financeiras, o que equivale a aproximadamente 1,5 milhão de internautas. Os comportamentos mais citados foram deixar de declarar posse de algum bem (39%), obter recibos falsos para abatimento no Imposto de Renda (33%), declarar bens com valores inferiores ao que realmente valem (30%) e usar documentos falsos (19%).

Os dados mostram ainda que 34% dos consumidores que cometeram fraudes obtiveram êxito ao tentar extrair vantagens de terceiros, ante 54% que não conseguiram.

A maioria (58%) tampouco sofreu consequências pelo comportamento ilícito, mas 38% tiveram que lidar com consequências diversas, como nome negativado (12%), perda de acesso ao crédito (12%), pagamento de multa e fiança (10%) e exposição à quebra de sigilo bancário, telefônico e dados cadastrais (7%).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE