Cidade
Técnicos do ICA fazem levantamento topográfico da pista do Aeroporto de Passo Fundo
O objetivo é garantir a liberação das operações aeroportuárias e a retomada dos voos comerciais no local.
Servidores técnicos do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) encerram na tarde desta quinta-feira as medições e marcações na pista, antes de outro órgão vinculado a Aeronáutica realizar o voo que dará a autorização para a retomada do funcionamento do Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo.
O trabalho dos servidores técnicos do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), órgão vinculado ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – II (CINDACTA), iniciou na terça-feira. A ação consistiu no levantamento topográfico e nas marcações da pista e antecede o voo-teste que será realizado nas próximas semanas pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), ligado a Aeronáutica. O objetivo é garantir a liberação das operações aeroportuárias e a retomada dos voos comerciais no local.
O trabalho dos técnicos do ICA foi acompanhado pelos secretários de Obras, Rubens Astolfi e de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre de Mello, os quais compõem o Grupo de Trabalho criado pelo prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, para que o município participe de todas as etapas até a liberação de todas as atividades no Aeroporto.
Segundo o prefeito Pedro Almeida, este grupo tem feito um trabalho muito importante. “Apesar das aferições e das liberações serem responsabilidade do Governo Federal e dos órgãos nacionais competentes, o município pode colaborar em outras frentes de ação, que é o que vem ocorrendo”, observa.
O secretário de Obras, Rubens Astolfi disse que o Instituto de Cartografia da Aeronáutica é responsável pelos levantamentos topográficos e pela conferência das marcações do PAPIs – os equipamentos de segurança que já foram aferidos pelo CINDACTA II, recentemente. “Os técnicos do Instituto estão fazendo as conferências do nivelamento da cabeceira e das áreas da pista, de manobra e do pátio, além de marcarem o ponto de origem, que é o ponto mais importante para permitir o voo-teste”, explicou.
Ele disse, ainda, que este tipo de trabalho topográfico serve de base para o mapeamento da nova estrutura do Aeroporto. “Esta etapa antecede o voo-teste de homologação da pista, que é a última fase antes da liberação dos voos comerciais no Aeroporto Lauro Kortz ”, afirmou.