Rio Grande do Sul
Temperatura se eleva ainda mais no RS nos próximos dias sob onda de calor
Uruguaiana e Quaraí são as cidades com estações meteorológicas que mais têm registrado calor muito intenso.
O Oeste do Rio Grande do Sul vai completar nesta quarta-feira uma semana com calor excessivo. Desde o começo de fevereiro, a temperatura máxima à tarde tem estado todos os dias entre 35ºC e 40ºC com registros em algumas tardes de marcas tão elevadas quanto 38ºC e 39ºC. Uruguaiana e Quaraí são as cidades com estações meteorológicas que mais têm registrado calor muito intenso.
A quarta-feira no Rio Grande do Sul será marcada por sol e nuvens, mas com momentos de maior nebulosidade em parte do dia em algumas áreas. Não se pode afastar o registro de chuva bastante isolada e passageira típica de verão à tarde na Metade Norte, em áreas como o Noroeste e o Alto Uruguai.
A massa de ar quente persiste sobre o estado e traz outro dia de temperatura elevada em quase todo o estado. Novamente, as temperaturas mais altas ocorrem no Oeste, entre Quaraí e Uruguaiana, atingindo entre 37ºC e 39ºC, mas o calor aumenta nesta quarta na Grande Porto Alegre e nos vales com máximas de 33ºC a 35ºC em diversas cidades.
A MetSul Meteorologia reitera o aviso que o calor vai ganhar muita força no Rio Grande do Sul nesta segunda metade da semana com os valores mais extremos de temperatura na sexta e no fim de semana, quando as máximas no estado devem ficar perto ou acima de 40ºC em grande número de cidades, inclusive em Porto Alegre e região metropolitana.
Se não bastasse as tardes escaldantes, as noites e madrugadas serão muito quentes no fim de semana e na segunda-feira com mínimas elevadas. Haverá cidades com marcas perto de 30ºC em pleno meio da noite de domingo para a segunda-feira, tal a intensidade do calor que se antecipa.