Cidade
UBS de Erebango é reconhecida com o Selo Bronze UBS Amiga do Idoso
Equipe de saúde alcançou os indicadores obrigatórios do 1º ciclo de avaliação – seis meses, por meio de ações focadas no atendimento inclusivo e humanizado
A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Erebango foi condecorada na manhã de sexta-feira (21), com o Selo Bronze UBS Amiga do Idoso. Integrantes da equipe de saúde receberam o certificado das mãos da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Outras 12 unidades que pertencem à área de abrangência da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), também foram agraciadas.
O reconhecimento aconteceu durante evento no auditório do Centro Médico da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), onde foi realizado o ato de anúncio de investimentos para reforma e ampliação do hospital. A certificação deve-se ao fato de a equipe de saúde ter alcançado os indicadores obrigatórios do chamado 1º ciclo de avaliação – seis meses, por meio de ações e processos de trabalho que permitem à população idosa, a vivência de uma atenção acolhedora, inclusiva, eficiente e humanizada.
Na oportunidade, a técnica em Enfermagem e gestora da Rede Bem Cuidar em Erebango, Cristiane Dallanora de Vargas, e a farmacêutica, Camila Pacheco, se pronunciaram sobre o programa e, ainda, em relação a Farmácia Cuidar Mais. Elas enalteceram que a Rede Bem Cuidar é uma parceria entre Estado, Município, trabalhadores de saúde e população.
Cris recordou em sua fala sobre a imediata adesão do município ao programa e o objetivo central de reiniciar as ações de saúde da atenção primária. “Após a pandemia, a UBS local, assim como outras unidades, tornaram-se um centro de atendimento primário à covid-19. A Rede nos proporcionou a retomada das ações estratégicas com o enfoque principal na saúde do idoso, onde realizamos uma avaliação multidimensional dessa população, com o olhar para a saúde física e mental, considerando o ambiente de cotidiano, lazer e espiritualidade”, pontuou.
A coordenadora mencionou que já foram realizadas várias ações, a exemplo da reforma da UBS, capacitações da equipe multiprofissional, reuniões e avaliação do marco zero, analisando as deficiências, tanto em atendimentos como na estrutura de ambiente de trabalho, com o intuito de qualificar o atendimento à comunidade.
Atualmente Erebango tem 3.200 habitantes, sendo 653 são idosos e, destes, 111 são superidosos – pessoas acima de 80 anos. “Um exemplo é a senhora Catarina Rodrigues, de 102 anos, que está imunizada contra o Coronavírus, feliz e saudável. Gratidão a todos pelo auxílio na gestão de qualidade no SUS”, ressaltou Cris.
Atenção farmacológica
Na avaliação da farmacêutica, as atividades interferiram, também, na qualidade do serviço prestado na farmácia básica do município. “Uma das ações é acolher e auxiliar os pacientes com dificuldades de adesão e organização da sua farmacoterapia. Essa demanda geralmente é identificada pelas agentes comunitárias de saúde e técnicas de Enfermagem, nas visitas domiciliares e consultas de rotina. Diante disso, é discutido junto com o médico, alternativas que visem a elaboração de um esquema farmacológico mais facilitado, como uma caixa com figuras coloridas, por áreas e nomes dos medicamentos, tornando o trabalho ainda mais qualificado”, destacou.
A partir de agora o município prossegue e intensifica o trabalho, buscando, em seis meses, obter o Selo Prata de UBS Amiga do Idoso.