Cidade

Vacinação antirrábica supera expectativas e registra sucesso de adesão em Erebango

Em meio dia foram aplicadas 250 doses, sendo 200 referentes ao quantitativo inicial e mais 50 que foram adquiridas pelo poder público

Por Assessoria da PM de Erebango Publicado em 29/08/2022 11:25 - Atualizado em 03/06/2024 11:20

O sábado ensolarado impulsionou a participação da comunidade erebanguense na vacinação antirrábica de cães e gatos. A iniciativa, promovida pela prefeitura em parceria com o Centro Universitário Ideau (Unideau), foi realizada na antiga Estação Ferroviária em Erebango e registrou sucesso de adesão.

Ao todo, em meio dia, foram aplicadas 250 doses, sendo 200 referentes ao quantitativo inicial previsto pela organização e mais 50 que foram adquiridas pelo poder público.

Divulgação

De acordo com o médico veterinário que atua no Departamento Ambiental da prefeitura, Lucas Centenaro, o trabalho teve êxito e superou as expectativas da equipe que contou, também, com a participação de professores e acadêmicos. Lucas aproveita para enaltecer a importância da posse responsável de animais. 

“Cada tutor é responsável pelo seu pet. Ele exerce o papel de guardião do animal e deve mantê-lo sempre bem cuidado, alimentado, garantindo saúde, segurança, bem-estar, abrigo e qualidade de vida”, enfatiza, ao acrescentar que é fundamental, ainda, manter o calendário vacinal em dia.

A professora Jéssica Scariot, responsável técnica pelo Hospital Veterinário São Francisco – Ideau, ressalta a importância da ação, mencionando que os tutores precisam atentar para o reforço anual da vacina. 

Ela pontua que é essencial manter os animais de estimação protegidos dessa terrível doença e, por consequência, os benefícios se ampliam aos seres humanos.

Em meio a programação, foi possível fazer a entrega de itens que compõem o lixo eletrônico.

Castrações

Outro projeto que é desenvolvido no município é o ‘Cuidando dos Melhores Amigos de Erebango-RS’, o qual refere-se à castração de cães e gatos (200 fêmeas em situação de rua ou semi-domiciliados).

Lucas, responsável pela supervisão e demais encaminhamentos, comenta que as atividades estão em andamento e ainda é possível aderir ao programa. 

Os interessados devem comparecer na Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, nas terças-feiras, das 13h às 16h30, com todos os documentos, inclusive comprovante de renda ou inscrição em programas sociais.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados