Cidade
Vídeo: São Valentim concentra ações na recuperação de estradas e pontes danificadas pelos temporais
Chuvas prejudicam trabalhos de recuperação de estradas. Município está em situaçãoa de emergência.
Quando as equipes trabalhavam para minimizar problemas causados por temporal com granizo, a chuva torrencial provocou estragos ainda maiores nas lavouras, estradas e pontes.
O prefeito Claudemir Paniz, de São Valentim, ainda não tem um cálculo preciso do quanto o município ainda necessita de trabalho, tempo e recursos para normalizar as condições de tráfego das estradas e pontes, danificados por dois grandes temporais com vento, chuva forte e granizo.
O prefeito fez questão de acompanhar a imprensa para mostrar do que a força da natureza é capaz. O nível da água e a correnteza de pequenos riachos deixaram um rastro de destruição, testemunhados por moradores do interior, muitos que até ficaram isolados.
Muitas propriedades ficaram até três dias sem poder remover lotes de suínos ou receber insumos. Mesmo que ainda de forma precária, as equipes da Secretaria de Obras e Agricultura, fizeram obras emergenciais para o acesso de veículos pesados.
A volta da chuva, mesmo que calma e em menor volume, paralisa os serviços de recuperação das estradas e o trânsito de veículos se torna ainda mais difícil e perigoso. O prefeito Paniz também lamenta que o custo com a manutenção da frota do município, diante da condição atual das estradas, aumenta muito. Os veículos do transporte escolar e da saúde não podem parar e o ritmo de trabalho dos agricultores não pode ser interrompido por muito tempo.