Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Banco Central mantém taxa de juros em 13,75% ao ano

Decisão foi tomada na primeira reunião do Comitê de Política Monetária em 2023.

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
01/02/2023 19:15 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (1º) manter a taxa básica de juros (Selic) da economia brasileira, em 13,75% ao ano. O índice está em vigor desde agosto. O resultado já era esperado pelo mercado financeiro. Esta é a primeira reunião do comitê durante o novo governo Lula (PT).

“O Comitê entende que essa decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui os anos de 2023 e, em grau maior, de 2024”, diz a nota divulgada após a reunião do Copom.

“Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, ressaltou o comitê.

O Copom apontou que, em seus cenários para a inflação, “permanecem fatores de risco em ambas as direções”. Entre os riscos de alta no cenário inflacionário, o grupo aponta “uma maior persistência das pressões inflacionárias globais”; a “elevada incerteza sobre o futuro do arcabouço fiscal do país e estímulos fiscais”; e “um hiato do produto mais estreito que o utilizado atualmente pelo Comitê em seu cenário de referência, em particular no mercado de trabalho”.

Já entre os riscos de baixa, o comitê cita “uma queda adicional dos preços das commodities internacionais em moeda local; uma desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a projetada; e a manutenção dos cortes de impostos projetados para serem revertidos em 2023”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE