Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Destinação de recursos da Lei Paulo Gustavo são debatidos em Audiência Pública

Secretaria Municipal de Cultura e Esporte realizou Consulta Pública seguida de Audiência Pública sobre o tema.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
16/06/2023 09:36 – atualizado há 42 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na noite desta quinta-feira (15), a Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, realizou na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública sobre a destinação dos recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG).

Oitivas

Com o plano de ação aprovado, Erechim deve receber R$ 898.082,10. A destinação deve ser de 70% para projetos de audiovisual e 30% para outros projetos culturais. Cumprindo os requisitos legais, foi realizada uma Consulta Pública online, de 30 de maio a 14 de junho, além da Audiência Pública Presencial, que contou com participação de membros do Governo Municipal, vereadores, do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), membros de setoriais e produtores culturais do município.

Aplicação dos recursos

O convidado da noite, advogado, diretor, roteirista, produtor de cinema e televisão e produtor cultural, Henrique de Freitas Lima explanou acerca da Lei Paulo Gustavo, explicando pontos importantes das legislações. 

A Secretaria de Cultura e Esporte apresentou como se dará a aplicação dos recursos, conforme definido por Lei:

Repasses previstos para Erechim: R$ 898.082,10 (100%). Destes, a aplicação deve seguir:

- Apoio a Produções Audiovisuais (Art 6º I): 52,98%

- Apoio a Salas de Cinema (Art 6º II): 12,11%

- Capacitação, formação e qualificação no audiovisual (Art 6º III): 6,08%

- Apoio às demais áreas da cultura que não audiovisual (Art 8º): 28,83%

Consulta pública por meio de formulário eletrônico

O diretor de Cultura, Marcelo Miorelli, apresentou um resumo da consulta pública online, que estava disponível de 30 de maio a 14 de junho. Foram recebidas 71 respostas, sendo que, destas, 77% dizem ter interesse no recebimento do recurso da LPG e 15% marcaram como “talvez”.

Manifestações

Além disso, as sugestões trazidas em participações da Consulta Pública também foram levadas em consideração. Debateu-se sobre a relevância do audiovisual em Erechim e a abrangência econômica da área. Também foram apresentadas algumas dificuldades dos setores culturais e o que esperam realizar com o recebimento dos recursos.

Para dar continuidade à escuta ativa da população, a fim de embasar os Editais de seleção pública, os próximos passos serão reuniões com as setoriais, iniciando pela setorial de audiovisual. As datas das reuniões serão divulgadas posteriormente.

A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, agradeceu a participação da comunidade cultural. “Essas oitivas são importantes para de fato direcionarmos os recursos à quem desenvolve projetos nessa área. Apesar de estarmos em um pós-pandemia, a Lei Paulo Gustavo ainda tem um caráter emergencial. Vamos seguir agora, com reuniões com as setoriais até chegarmos na fase de formatação dos editais para entrega dos recursos”, comentou a secretária.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE