Agro

Palestra orienta produtores sobre regularização de uso de biotecnologias de soja

A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Municipal, com o objetivo de capacitar os produtores e levar informações referentes à legislação.

Por Assessoria Emater/Ascar Publicado em 06/12/2023 09:56 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Um grupo de 26 produtores e profissionais das ciências agrárias participou de palestra técnica sobre o uso de biotecnologias de soja e seus processos legais para a regularização de sementes, realizada na segunda-feira (04/12), no Centro Cultural de Sertão. A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Municipal, com o objetivo de capacitar os produtores e levar informações referentes à legislação.

A palestra foi ministrada pelo consultor Diego Canez, com foco na legislação sobre o tema. Ele explicou como, através da compra de sementes fiscalizadas/certificadas, pode ser feito uso da lei para salvar sementes para plantio na próxima safra (anexo 19 - antigo anexo 33) e posterior pagamento dos royalties para ter créditos na entrega futura de grãos no momento da comercialização.

Os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar Gilmar Godoy Boeira e Edgar Frank ressaltaram a importância do uso de sementes fiscalizadas/certificadas pela sua qualidade genética e seu padrão de uniformidade de germinação e vigor.

O município de Sertão é o maior na região do Alto Uruguai em área semeada de soja, com 31 mil hectares. De acordo com a equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, o uso de sementes fiscalizadas/certificadas não passa de 40% da área. Os extensionistas Boeira e Frank alertam para importância da regularização e legalização, que serão exigidas em um futuro próximo.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados