Política
Podemos oficializa candidatura à reeleição de Lasier Martins ao Senado pelo RS
Partido também confirmou apoio à pré-candidatura de Eduardo Leite ao Piratini.
O Podemos oficializou, em convenção neste domingo, a candidatura à reeleição de Lasier Martins ao Senado e o apoio à chapa do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), que esteve presente no evento, ao Palácio Piratini. Agora, caberá aos tucanos referendarem a parceria durante a convenção do PSDB, no próximo domingo, e confirmarem o nome de Lasier na chapa de Leite.
O senador foi aclamado pelos presentes e discursou em aceno a uma “política com ‘P’ maiúsculo”, que “vai mudar o Brasil” por meio do bom uso dos recursos públicos, do investimento na ciência e tecnologia e do combate às desigualdades. Mesmo com a fala em tom de união, foi breve seu aceno à pré-candidatura de Leite, afirmando que o partido e os parlamentares têm “obrigação de ajudá-lo a mudar as diferenças e as desigualdades no Estado”.
Nos bastidores, entretanto, Lasier aguarda ansioso pelo desenvolver das tratativas no ninho tucano, que devem se encerrar na próxima semana. Isto porque há a possibilidade de o partido firmar também aliança com o PSD, que tem a ex-senadora Ana Amélia Lemos como pré-candidata ao Senado. Caso isso ocorra, Leite teria uma chapa com dois candidatos ao Senado: Ana Amélia e Lasier. O cenário não é o ideal para a candidatura do senador, mas como o próprio definiu: “quem tá na manga não pia, fica quieto”.
Ainda assim, o Podemos deve estar fechado, em qualquer cenário, com Eduardo Leite. “Estamos muito tranquilos com este apoio”, declarou Everton Braz, presidente estadual do partido. Quanto à possibilidade da Ana Amélia, Braz informou que são “ajustes políticos a serem feitos”, mas reforçou o nome de Lasier como o candidato ao Senado. Na tribuna, os discursos foram de apoio ao ex-governador, tanto de ex-secretários de governo, quanto de deputados e candidatos.
O Podemos apresentou uma nominata com 51 candidatos à Assembleia Legislativa, entre eles o deputado Airton Lima, que tenta a reeleição, e Faisal Karam, ex-secretário e ex-deputado que migrou do PSDB. Para Câmara dos Deputados são 30 candidatos, incluindo o deputado federal Maurício Dziedricki.