Cidade
Reciclagem: Projeto transforma uniformes do Samu em Florianópolis
Pioneira no país, a ação está em andamento desde 2021 e já foi responsável pela produção de mais de 150 itens.
Criado pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina, o projeto “Descarte Sustentável de Uniformes do Samu” transforma roupas que não são mais utilizadas pela equipe em sacolas ecológicas, bolsas, necessaires, estojos, niqueleiras, aventais e lancheiras. A publicação é do site Oeste Mais.
Pioneira no país, a ação está em andamento desde 2021 e já foi responsável pela produção de mais de 150 itens. O objetivo é reduzir desperdícios, fomentar a sustentabilidade e dar um destino correto aos uniformes que não têm mais condições de uso.
Os produtos são confeccionados e vendidos pela Organização Não Governamental (ONG) Irmandade Divino Espírito Santo, localizada no Centro de Florianópolis. A renda gerada com a venda das peças beneficia famílias das costureiras que atuam na ONG.
O Samu tem muitos uniformes sem condições de uso. O projeto evita que as sobras acabem em aterros sanitários ou sejam incineradas – processo adotado por muitas empresas, que aplicam essa forma de descarte por questões de segurança, com o intuito de impedir o reaproveitamento das roupas.
Como adquirir as peças
A ONG Irmandade Divino Espírito Santo produz o material com os tecidos dos uniformes que estão em desuso doados pelo Samu. Há peças com e outras sem a logomarca do Samu. Interessados em adquiri-las devem procurar a ONG na rua Emílio Blum, 124, no Centro de Florianópolis, perto da Praça dos Bombeiros.