Rio Grande do Sul
Saúde humana e animal é tema de reunião técnica em Erebango
Priorizar a saúde humana, animal e ambiental, é a base para o sucesso de diferentes atividades econômicas.
Preocupada em manter o controle de qualidade na área de produção animal, a Prefeitura de Erebango intensifica suas ações junto aos produtores e equipe técnica. Para tanto, uma reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (25), no Centro Administrativo Municipal.
O objetivo foi receber orientações em conversa com o médico veterinário e professor da Universidade de Passo Fundo, Dr. Fernando Pilotto.
O docente, que possui mestrado em Sanidade Avícola e doutorado em Produção Animal, também atua em uma associação denominada Tecnoagro, voltada especialmente à agroindústria, culturas de inverno, robótica e automação, 5G no campo e energia renovável.
![](https://www.auonline.com.br/uploads/artigos/2023/sm-d948f883775eda38-ea10.jpg)
Participaram da oportunidade, o vice-prefeito, Flávio Evandro Kusz, que exerce o cargo de prefeito em exercício durante o período de férias do chefe do Executivo municipal; os secretários de Agricultura e Obras e Saneamento, José Carlos Kusz e Leandro Jevinski, respectivamente, e o médico veterinário, Lucas Centenaro, responsável pelo Departamento de Meio Ambiente.
Durante a conversa, Dr. Fernando enalteceu que, os municípios que atuam com a produção animal, são diferenciados e conseguem obter mais receita para investir em campos prioritários como saúde e educação.
Do mesmo modo, frisou que a diversidade das atividades deve ser priorizada.
“Quando falamos em avicultura, por exemplo, a qual ganha um destaque expressivo em Erebango, é imprescindível os projetos que envolvem a sanidade. Como é de conhecimento, a cada cinco doenças que acometem o ser humano, três tem origem em animais. Sendo assim, vale ressaltar que o município já apresenta a atenção direcionada à esse cuidado e à prevenção, mas sempre pode ser reforçada”, comentou o especialista ao recomendar a criação de estratégias de divulgação e parcerias com entidades civis e governamentais.
Os membros do governo municipal agradeceram a visita, relataram algumas experiências a partir das ações que são promovidas, inclusive de vacinação das aves – com o viés para a prevenção do Tifo Aviário, ocasionado pela Salmonella Gallinarum.
A doença pode estar presente na maioria das criações de galinhas caipiras e merece um foco especial em períodos como verão e outono.
Em breve, mais informações serão divulgadas sobre o assunto, inclusive o cronograma para a imunização desses animais.