Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Senado confirma ampliação do prazo de pagamento do Pronampe

O Senado aprova MP que amplia prazo de pagamento de empréstimos do Pronampe. Texto estende parcelas de 48 para 72 meses. Pronampe oferece crédito a juros menores para micro e pequenas empresas. MP vai à sanção de Lula.

Agência Senado
por  Agência Senado
22/03/2023 08:07 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O Senado aprovou nesta terça-feira (21) a medida provisória que amplia o prazo de pagamento de empréstimos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva .

A MP prorroga o limite de financiamento do crédito de 48 para até 72 meses. A mudança é válida tanto para novos contratos quanto para empréstimos em andamento, desde que a renegociação siga condições estabelecidas pelo governo federal.

Por se tratar de uma medida provisória, o texto está em vigor desde que foi editado pelo Executivo, em outubro passado. No entanto, para se tornar uma legislação permanente, precisava passar pelo Congresso. A Câmara aprovou o texto com modificações no último dia 1º.

Surgido no primeiro ano da pandemia de Covid-19, o Pronampe facilita o acesso ao crédito às micro e pequenas empresas.

Inicialmente, seria temporário, para ajudar empreendedores impactados pela emergência sanitária, mas virou permanente em 2021. Também passou a incluir entre os possíveis contratantes os microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de médio porte.

Segundo o texto aprovado pelo Congresso, os empréstimos feitos por meio do Pronampe não poderão ter taxa de juros maior que a soma da taxa básica de juros do Brasil (Selic) mais 6% ao ano.

A proposta também estabelece que, ao contratar o crédito, o empreendedor terá uma carência mínima de até doze meses para o início do pagamento das parcelas.

Como contrapartida, o Pronampe exigirá que os novos contratantes assumam contratualmente a obrigação de preservar o número de empregados em número igual ou superior ao verificado no último dia do ano anterior ao da contratação da linha de crédito.

Aos que fizerem a prorrogação do prazo de pagamento, deverá ser preservado ou aumentado o número de empregados verificado no período entre a data da contratação e o sexagésimo dia após o recebimento da última parcela da linha de crédito.

Na tramitação no Congresso, deputados e senadores incluíram na MP a mudança do caráter do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac), lançado em 2020, renovado em 2022 e que terminaria neste ano. Com a aprovação do texto, o programa passa a ser permanente.

O Peac é uma garantia, oferecida por meio de um fundo gerido pelo BNDES, às instituições financeiras para conceder empréstimos a micro, pequenas e médias empresas com faturamento anual de até R$ 300 milhões.

No Peac, o prazo de pagamento dos empréstimos também foi elevado para até 72 meses. A carência para o início do pagamento passou de 12 para 18 meses.

Outra mudança incluída pelo Congresso foi a abertura de um novo prazo para renegociação extraordinária de débitos com os fundos constitucionais de financiamento do Norte, do Nordeste e Centro-Oeste. As instituições terão um ano, a contar da data da sanção do presidente Lula, para oferecer a renegociação.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE